Procedimentos NFC-e

A venda realizada pelo NFC-e pode gerar 3 situações padrões:

1) Nota autorizada em tempo real  - Envio e retorno OK, nenhum procedimento é necessário.
2) Nota rejeitada em tempo real - Necessita alguma correção para ser autorizada, nesse caso é só abrir a venda em questão, resolver o
motivo da recusa que é apresentado em tela e emtir normalmente, então espera-se que a nota seja autorizada em tempo real
3) Nota emitida em contingência - A nota emitida em continência não foi enviada à SEFAZ e necessita de autorização posterior, neste
caso necessita de atenção total dos colaboradores responsáveis pela emissão de NFC-e.
    Quando uma nota é emitida em contingencia, a primeira nota da sequencia é enviada para a fila de Inutilização / Cancelamento por subtituição e o primeiro número é incrementado com mais 1, ou seja, se estou tentando emitir uma NFC-e numero 100 ela vira 101 e essa 101 é emitida em contingência, a partir daí o sistema gera 2 “filas”, 1 é a fila de autorização das contingencias (de 5 em 5 minutos o sistema tenta automaticamente autorizar essas notas, dá o aviso de 30 em minutos que existe nota em contingencia para ser autorizada e o contribuinte têm o prazo de 24 horas corridas para autorizar, a outra fila é a de inutilização ou cancelamento por substituição (nota 100 desse exemplo).
    A inutilização é o processo que inutiliza a numeração solicitada (no caso do exemplo, a numero 100) e se o retorno da SEFAZ dá que a faixa já foi utilizada o sistema tenta fazer o cancelamento por substituição (que informa que uma nota em questão foi emitida idêntica solicitando assim o cancelamento - no caso desse exemplo informando que a nota 101 é uma cópia da 100).

Os prazos são:
- Autorização de nota em contingencia: 24 horas
- Inutilização - décimo dia mes subsequente
- Cancelamento substituição: 168 horas

O sistema procura fazer todo esse processo acima descrito automaticamente, mas cabe aos usuários do sistema conferir os prazos para que seja feito alguma intervenção em tempo hábil caso algum problema ocorra, seja ele em âmbito de software ou problema na empresa do contribuinte.
Fique sempre atento às mensagens do sistema e aos ícones de alerta no inferior da tela principal.