Como configurar cópia de segurança do Backup no Sic Control?
O backup é uma prática fundamental para garantir a integridade e segurança dos dados armazenados no sistema. Ter uma estratégia de backup adequada pode evitar a perda de informações do sistema, que podem ocorrer por diversos motivos, como falhas de hardware, erros humanos, ataques de malware ou até mesmo desastres naturais.
O SIC Control possui a funcionalidade de Backup automático e cópia de segurança.
O Backup automático é feito no computador servidor. Toda vez que o sistema é fechado no servidor, um backup do dia é feito na pasta do sistema no computador.
Para que seja salvo corretamente, ao fechar o sistema, é preciso manter a opção de backup marcada, clicar em sim e aguardar a mensagem de confirmação do backup:
É imprescindível que o cliente confira periodicamente se o backup está sendo salvo corretamente na pasta do sistema. O caminho para conferir se o backup está sendo salvo corretamente é:
C:\Program Files\Sic Control\Backup
Nesta pasta haverá vários arquivos de backup do sistema. Isto porque o backup automático é feito todos os dias quando o sistema é fechado corretamente.
É preciso conferir se o tamanho dos backups é maior a cada dia. O tamanho do backup de hoje precisa ser maior do que o de ontem. Se isto não estiver acontecendo, entre em contato com a nossa equipe de suporte.
IMPORTANTE: O backup só será salvo se o sistema for fechado corretamente. Caso seja fechado forçado ou o computador desligado antes do sistema finalizar o backup, este não será salvo corretamente, o que pode acarretar perda de dados em caso de necessidade de restauração.
A Cópia de Segurança é mais uma funcionalidade de salvamento do backup, oferecida pelo SIC Control, mas, que precisa ser configurada. A cópia de segurança pode ser feita na nuvem (mais recomendada), discos externos (HD) ou servidores remotos.
Quando não há cópia de segurança configurada, o sistema apresentará esta mensagem ao finalizar o backup:
Você pode e deve configurar a cópia de segurança do sistema através do seguinte caminho:
Configurações > Backup
Clique em backup automático e clique em Desativar:
Após:
• No campo cópia de segurança clique no ícone do binóculo;
• Escolha a pasta onde deseja que o backup automático seja gerado;
• Clique em salvar;
• Escolha o horário;
• Clique em Ativar.
Após ativar, clique em Sair.
A cópia de segurança será salva na pasta indicada.
O Backup e a armazenagem do mesmo em local seguro é RESPONSABILIDADE do cliente.
O Sistema oferece tais funcionalidades, porém é essencial adotar uma rotina de backups periódicos, utilizando soluções adequadas, como armazenamento em nuvem, discos rígidos externos ou outros meios de proteção. A proteção dos dados é um investimento que pode salvar tempo, dinheiro e tranquilidade em situações adversas.
Locais Seguros para Armazenar Backup do Sistema
1. Backup em Nuvem
A nuvem é uma das opções mais populares e seguras para armazenar backups, pois oferece diversos benefícios em termos de acessibilidade, escalabilidade e proteção contra desastres. Para isto é preciso que você possua e-mail, guarde e lembre a senha deste e-mail e confira diariamente se as cópias de segurança estão sendo salvas corretamente na nuvem.
• Exemplos de serviços de nuvem confiáveis:
o Google Drive
o Dropbox
o Microsoft OneDrive
o Amazon S3
o Backblaze
o iDrive
ATENÇÃO: o backup em nuvem só será eficaz se o cliente guardar e lembrar a senha do e-mail onde as cópias de segurança estão sendo salvas. Caso o cliente esqueça a senha e perca o acesso ao e-mail, não será possível recuperar os backups, caso necessário. Também é RESPONSABILIDADE do cliente conferir se os backups de segurança estão sendo salvos corretamente na nuvem e se a pasta em nuvem precisa de liberação de espaço para continuidade do salvamento.
2. Discos Externos
Os discos rígidos externos (HD) ou unidades de estado sólido externas (SSD) são uma opção tradicional, confiável e com boa capacidade de armazenamento.
3. Servidores Remotos
Armazenar backups em um servidor remoto oferece uma solução intermediária entre o armazenamento local e a nuvem. Esse servidor pode ser de propriedade própria ou alugado de um provedor de hospedagem.
A escolha do local seguro para armazenar backups de sistemas depende das necessidades individuais de cada empresa, considerando fatores como segurança, custo, facilidade de acesso e capacidade de armazenamento. Em geral, a nuvem é a opção mais recomendada devido à sua acessibilidade, escalabilidade e segurança, mas combinações de armazenamento local e em nuvem oferecem a melhor proteção contra perdas de dados.