Como validar NCM na NF-e?
Durante a emissão da NF-e pode ocorrer Rejeição por NCM inválido. Isto acontece porque o NCM dos produtos possui um prazo de validade. Após este prazo, o NCM precisa ser corrigido no cadastro do produto.
Ao emitir uma NF-e no SIC Control, caso apresente Rejeição por NCM inválido, é possível identificar qual NCM necessita de correção.
Ao emitir uma NF-e e apresentar Rejeição por NCM, clique no botão NCMS, conforme imagem abaixo:
O SIC Control fará a consulta de todos os NCMs presentes nesta venda. Se houver NCM inválido, será apresentada a mensagem, conforme imagem abaixo, identificando o produto que precisa de correção do NCM.
A mensagem acima apresenta a descrição do produto que necessita que o NCM seja corrigido.
Para corrigir o NCM, é preciso ir no cadastro do produto, corrigir o NCM, retirar o produto da nota e adicioná-lo novamente a esta venda.
Equipe de Suporte,
Brafel Informática